Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Postagem
6 tipos de lipoenxertia que você precisa conhecer

6 tipos de lipoenxertia que você precisa conhecer

14 dez, 2023

|

Cirurgia plástica

|

0 Comentários

A lipoenxertia é uma cirurgia plástica que tem ganhado muita popularidade desde que surgiu, há décadas. Porém,  o mais importante quando falamos sobre cirurgias, é ter em mente que o principal foco deve ser a saúde e o bem-estar do paciente. 

Estar em dia com a autoestima, traz felicidade e tantos outros benefícios para mulheres e homens em busca de amenizar ou acabar com algum incômodo em relação ao corpo. 

Durante as estações mais quentes do ano, a busca por bem-estar e a transformação da autoconfiança aumenta, assim como a procura de informações sobre cirurgias plásticas. 

Por isso, é importante conhecer o procedimento que deseja realizar, assim como o local e o médico que será responsável pelo processo. Hoje falaremos sobre lipoenxertia, se esse é um assunto do seu interesse, continue a leitura!

 

O que é lipoenxertia?

A lipoenxertia, também conhecida como lipoescultura, é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de gordura de uma região do corpo para injetá-la em outra. 

Essa é uma técnica de preenchimento que pode ser utilizada para aumentar o volume, melhorar o contorno ou corrigir assimetrias em diversas partes do corpo, como rosto, nádegas, abdômen, coxas, panturrilhas, seios, entre outros.


História da lipoenxertia

A lipoenxertia surgiu na década de 1980, quando o cirurgião plástico brasileiro Ivo Pitanguy realizou o primeiro procedimento desse tipo. 

A técnica foi inicialmente utilizada para corrigir deformidades causadas por acidentes ou traumas. 


Diferenças entre lipoaspiração e lipoenxertia

A lipoaspiração e a lipoenxertia são duas técnicas cirúrgicas que envolvem a retirada de gordura do corpo. No entanto, elas têm objetivos diferentes. 

A lipoaspiração é utilizada para reduzir o volume de gordura em uma determinada região devolvendo assim autoconfiança do paciente, enquanto a lipoenxertia é utilizada para aumentar o volume ou melhorar o contorno de uma região.


Como a lipoenxertia ajuda a elevar a autoestima

A lipoenxertia pode ser uma excelente opção para quem deseja melhorar a autoestima e priorizar o bem-estar. 

Afinal, para estarmos bem com o restante do mundo, precisamos estar bem com nós mesmos e desde que esse processo seja seguro, não há problemas em buscá-lo.

Esse procedimento pode ajudar a corrigir imperfeições físicas e incômodos que podem causar insegurança e desconforto.


Tipos de lipoenxertia

Os tipos de lipoenxertia são classificados de acordo com a região do corpo em que são realizadas. Os principais tipos são:

•    Lipoenxertia facial: é utilizada para aumentar o volume dos lábios, das bochechas, do queixo, da testa, entre outros.

•    Lipoenxertia de nádegas: é utilizada para aumentar o volume das nádegas e melhorar o contorno desta região.

•    Lipoenxertia de abdômen: é utilizada para aumentar o volume do abdômen, corrigir flacidez ou remover gordura localizada.

•    Lipoenxertia de coxas: é utilizada para aumentar o volume das coxas, corrigir flacidez ou remover gordura localizada.

•    Lipoenxertia de panturrilhas: é utilizada para aumentar o volume das panturrilhas, corrigir assimetrias ou remover gordura localizada.

•    Lipoenxertia de seios: é utilizada para aumentar o volume dos seios, corrigir assimetrias ou remover gordura localizada.


Como funciona a lipoenxertia

O procedimento de lipoenxertia é realizado em duas etapas:

1. Remoção da gordura: a gordura é retirada por meio de uma cânula, um pequeno tubo. A cânula é conectada a um aparelho de aspiração, que remove a gordura.

A gordura é retirada de uma região do corpo onde há excesso, como o abdômen, as coxas ou as costas. O tubo é inserido na pele através de pequenos orifícios, que são fechados com pontos ou cola cirúrgica.

O aparelho de aspiração é utilizado para remover a gordura. A gordura é aspirada para um recipiente, onde é purificada.

2. Injeção da gordura: a gordura retirada é purificada e então injetada na região desejada.

A gordura é injetada na região desejada também por meio de uma cânula. Esse tubo é inserido na pele através de pequenos orifícios, que também são fechados com pontos ou cola cirúrgica.

A gordura é injetada em pequenas quantidades, para garantir que seja bem distribuída e não cause deformidades.


Pré-operatório da lipoenxertia

Antes do procedimento, o paciente deve realizar exames pré-operatórios para avaliar sua saúde geral. Sendo assim, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico.

Cada médico pede uma série de exames e quanto mais laudos mais seguro o paciente estará para o procedimento. Os exames pré-operatórios podem incluir:

•    Exames de sangue

•    Eletrocardiograma (ECG)

•    Raio-X do tórax

O paciente também deve parar de fumar pelo menos duas semanas antes do procedimento. Já que o tabagismo pode aumentar o risco de complicações.

O paciente também deve evitar o uso de alguns medicamentos, como:

•    Anticoagulantes

•    Aspirina

•    Ibuprofeno

Esses medicamentos podem aumentar o risco de sangramento.


Recomendações para o pós-cirúrgico da lipoenxertia

O pós-operatório da lipoenxertia é geralmente tranquilo, mas para isso é importante seguir as orientações do cirurgião plástico para garantir uma recuperação rápida e segura.

As principais recomendações para o pós-cirúrgico da lipoenxertia são:

•    Repouso: o paciente deve evitar esforços físicos por pelo menos 15 dias após o procedimento.

•    Medicamentos: o cirurgião plástico prescreverá medicamentos para controlar a dor e a inflamação.

•    Higienização: a região operada deve ser higienizada com água e sabão neutro duas vezes ao dia ou de acordo com a recomendação médica.

•    Evitar exposição ao sol: a exposição ao sol deve ser evitada por pelo menos 30 dias após o procedimento.


Os principais sintomas que o paciente pode sentir no pós-operatório da lipoenxertia são:

•    Dor: a dor é geralmente leve a moderada e pode ser controlada com medicamentos.

•    Inchaço: o inchaço é normal e geralmente desaparece em algumas semanas.

•    Vermelhidão: a vermelhidão é também normal e geralmente desaparece em algumas semanas.

O paciente deve procurar o cirurgião plástico imediatamente se apresentar algum dos seguintes sintomas:

•    Febre: febre acima de 38°C.

•    Sangramento abundante: sangramento que não é controlado com compressas de gelo.

•    Infecção: vermelhidão, dor e inchaço que pioram com o tempo.


Existem muitos mitos em torno das cirurgias plásticas, para descobrir a verdade de uma vez por todas, leia este conteúdo “O que é cirurgia plástica: Confira 7 mitos e verdades”.

Os resultados da lipoenxertia são visíveis gradualmente, a partir de dois meses após o procedimento. O volume e o contorno da região tratada são melhorados, e a pele fica mais lisa e uniforme.

No entanto, é importante ressaltar que a lipoenxertia não é um procedimento definitivo. A gordura enxertada pode ser absorvida pelo corpo ao longo do tempo. 

Por isso, é importante que o paciente mantenha um peso saudável e pratique atividades físicas para preservar os resultados do procedimento.


Para saber mais sobre procedimentos, nos siga nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Comentários (0)

Enviar comentário


Veja também

Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado

Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado

31/03/2024

A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é uma solução eficaz para rejuvenescer e redefinir os contornos do rosto, proporcionando resultados duradouros e naturais.

Leia mais
Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos? Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos? Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos?

Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos?

22/03/2024

O enxerto nos glúteos, também conhecido como enxerto de gordura ou lipoenxertia glútea, é um procedimento cirúrgico que envolve a transferência de gordura do próprio paciente de uma área do corpo para...

Leia mais