Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Postagem
Infectologia: o que é e como prevenir doenças infecciosas?

Infectologia: o que é e como prevenir doenças infecciosas?

25 out, 2023

|

Infectologia

|

0 Comentários

Você sabe o que é infectologia? O combate a doenças infecciosas é imprescindível para evitar cenários epidemiológicos e riscos graves à saúde pública. Ainda mais pelo alto potencial dessas enfermidades em levar o paciente a quadros graves.

Nesse contexto, a infectologia é uma especialidade essencial para o diagnóstico e tratamento adequado dos diversos tipos de doenças infecciosas. Inclusive, auxilia em ações preventivas, para garantir a proteção eficaz do paciente e evitar complicações.  

Neste post, trouxemos informações relevantes para você entender o que é infectologia e como a especialidade funciona. Continue conosco e veja também quais as principais doenças e quando o médico infectologista deve ser procurado!

O que é infectologia e como a área atua?

A infectologia é uma área da medicina que atua no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias. Em outras palavras, são as patologias causadas por bactérias, fungos, parasitas e vírus encontrados em todos os lugares.

Esses agentes infecciosos são responsáveis por desencadear/ provocar as doenças, que podem afetar pessoas de todas as idades. Para entender melhor, a atuação de um médico infectologista pode ser divida em 3 etapas, veja quais são!

Diagnóstico

O médico infectologista é o profissional MÉDICO  mais qualificado para avaliar o quadro de saúde do paciente, solicitar exames e confirmar um diagnóstico. Como é um especialista em especialista em doenças infecciosas possibilita uma confirmação totalmente confiável.

Tratamento

Após o diagnóstico do paciente, o médico infectologista também direciona os devidos tratamentos para a recuperação da saúde. Os métodos variam de acordo com a doença e quadro, sendo muito importante o seguimento das orientações feitas pelo profissional em todo tratamento.

Prevenção

Outra vertente importante da atuação do infectologista é no direcionamento das ações preventivas, como medidas para minimizar os riscos e as gravidades das infecções, como vacinas, mudanças de hábitos, higiene. A prevenção é essencial para preservar o paciente e evitar a disseminação dos agentes infecciosos na sociedade.

Quais são os tipos de doenças infecciosas?

As doenças infecciosas e parasitárias são muito comuns no país e uma das principais responsáveis por morte. Transmitidas com facilidade, tem potencial para causar quadros graves e sintomas duradouros, que sempre comprometem a qualidade de vida.

O médico infectologista é o principal profissional da saúde para promover o diagnóstico seguro e indicar o tratamento. A lista de doenças atribuídas à especialidade são diversas e acometem desde crianças até adultos.

As principais são:

  • Infecções hospitalares;

  • Pneumonia;

  • Todo tipo de gripe;

  • Meningite;

  • Infecção urinária;

  • Candidíases;

  • Hepatite A, B, C, D e E;

  • Sífilis;

  • HIV;

  • HTLV;

  • Herpes labial;

  • Herpes Zoster;

  • HPV

  • Dengue, Chikungunya;

  • Febre Amarela

  • Leishmaniose;

  • Tuberculose;

  • Doença de Chagas;

  • Rubéola;

  • Varicela;

  • Herpes genital;

  • Feridas Infectadas;

  • Micoses de Unha;

  • Parasitoses Intestinais e outras.

Em todo tipo de doença infecciosa, seja em quadros agudos ou crônicos, o apoio de um médico infectologista é determinante. Afinal, o profissional é especialista e tem expertise para indicar os melhores cuidados, para uma recuperação segura e ágil.

Quando procurar um médico infectologista?

O médico infectologista deve ser produtora em caso de manifestação de sintomas associados a doenças infecciosas, ou qualquer quadro clínico que não esteja respondendo aos tratamentos instituídos por outras especialidades. Ou seja, quando há suspeita de alguma infecção em qualquer órgão do organismo, seja em estágio inicial ou com maior intensidade ou doenças que não estejam controladas. Além disso, a consulta com o infectologista também é realizada para o acompanhamento do quadro de saúde de pessoas acometidas de infecções crônicas. Como é o caso das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, hepatites, doenças autoimunes, cânceres, evitando o acometimento por infecções em pessoas com problemas de imunidade. Casos de doenças transmitidas por animais, chamadas de zoonoses, como a raiva e a leptospirose, também são tratadas pelo médico infectologista. Assim como em outros casos, o profissional atua no diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção.

A consulta com o infectologista também é necessária antes e após viagens para regiões endêmicas de doenças infecciosas. Nessa situação, o médico indica as medidas de prevenção, vacinas necessárias e cuidados para evitar epidemias e quadros graves.Assim como monitoriza, após a chegada, uma provável aquisição de doenças.  

Quais os principais métodos de tratamento?

O diagnóstico precoce é um fator imprescindível para o sucesso de qualquer tipo de tratamento, auxiliando a reduzir complicações. Por essa razão, procurar um médico infectologista nos primeiros sinais é muito importante para um apoio eficaz.

Nesse sentido, o primeiro passo do atendimento com o infectologista é a avaliação do quadro e histórico de saúde do paciente e os hábitos de vida.. Com base nessas informações, são prescritos os exames laboratoriais e de imagens indicados para a confirmação e diagnóstico preciso.

Os métodos de tratamento para as doenças infecciosas são definidos de acordo com o agente causador, ou seja, o vírus, bactéria ou fungo e o local e órgão acometido.. Além da intensidade dos sintomas e particularidades do paciente, avaliadas no momento da consulta.

Após a detecção do agente causador, podem ser indicados o uso de medicamentos, por exemplo:

  • antibióticos, para infecções causadas por bactérias;

  • antivirais, para infecções causadas por vírus;

  • antifúngicos, para doenças causadas por fungos.

  • imunomoduladores para diminuir a resposta inflamatória provocada pela infecção

Outros tipos de tratamento são indicados de acordo com o diagnóstico, além dos cuidados para uma recuperação rápida. Cabe ressaltar, que a vacinação em dia é o melhor caminho para reforçar a imunidade e evitar o agravamento das doenças.

Procurar profissionais especialistas e clínicas confiáveis para consultar um infectologista é a melhor escolha para cuidar da sua saúde. Seja para o diagnóstico, acompanhamento ou prevenção, consiste na oportunidade para ter orientações seguras.

No Instituto Feriani você tem a sua disposição uma estrutura moderna e profissional Dra. Carina Feriani, especialista em infectologia e medicina tropical. Com um atendimento humanizado de ponta a ponta, atua no diagnóstico e tratamento de doenças complexas.

A melhor opção para cuidar da sua saúde com orientações e tratamentos precisos, focados em preservar a sua qualidade de vida e bem-estar. Avaliações detalhadas e completas são fundamentais para manter sua saúde em dia.

Podemos concluir, que saber o que é infectologia e como um médico especialista atua é muito importante para cuidar da saúde com precisão. Assim, em caso de algum sintoma ou suspeita, você vai saber onde terá uma avaliação segura e confiável.

Gostou de saber o que é infectologia? Se deseja continuar lendo conteúdos e novidades sobre diversos assuntos, não perca a oportunidade! 


Comentários (0)

Enviar comentário


Veja também

Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado

Quais são os tipos de ritidoplastia e para quem é indicado

31/03/2024

A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é uma solução eficaz para rejuvenescer e redefinir os contornos do rosto, proporcionando resultados duradouros e naturais.

Leia mais
Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos? Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos? Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos?

Remodelando seu corpo: Entenda como é feito o enxerto nos glúteos?

22/03/2024

O enxerto nos glúteos, também conhecido como enxerto de gordura ou lipoenxertia glútea, é um procedimento cirúrgico que envolve a transferência de gordura do próprio paciente de uma área do corpo para...

Leia mais